A cidade sob a visão lírica de Manuel Bandeira
Resumen
Resumo: Este trabalho propõe uma breve investigação do olhar do poeta modernista Manuel Bandeira sobre a cidade, pretendendo apontar como sua poesia capta a situação dos habitantes desse espaço urbano que não permite o encontro do ser consigo mesmo e com o outro. Indicando, por este viés, que a poesia bandeiriana é a outra voz que grita por estes seres massificados.
Palavras-chave: Poesia, cidade, modernidade, exclusão, Manuel Bandeira.
Abstract: This work proposes a brief investigation of the modernist poet Manuel Bandeira’s look on the city, intending to point out how his poetry captures the situation of the inhabitants of this urban space that does not allow the meeting of the being with himself and with the other. Indicating, through this path, that Manuel Bandeira’s poetry is the other voice that shouts for this massed beings.
Citas
ADORNO, Theodor. Lírica e sociedade. In: BENJAMIN, Walter; HABERMAS, Jüngen; HORKEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. Coleção Os pensadores. Trad. José Lino Grunewald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 194-208.
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da literatura. 3.ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
ARRIGUCCI, Davi Jr. O cacto e as ruínas. 2ed.Coleção Espírito Crítico. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
_____. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Trad. Antônio de Padua Danesi. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1990.
BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Cidades visíveis na poesia moderna.Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 143-173.
BUENO, André. Sinais da cidade: forma literária e vida cotidiana. O imaginário da cidade. Rogério Lima e Ronaldo Costa Fernandes (org.) Brasília: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000. p. 89109.
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2002. p. 77-92.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Trad. Ephraim F. Alves. 6ed.. Petrópolis, Rj: Vozes, 1994.
ESPÍNOLA, Adriano. As cidades de Manuel Bandeira. Terceira Margem. Revista de Pós-Graduação da UFRJ. Ano III. Nº 3, 1995. p. 120-131.
FERRAZ, Eucanaã. Drummond: a poesia como semiologia da cidade.Terceira Margem. Revista de Pós-Graduação da UFRJ. Ano III. Nº 3, 1995. p. 143-149.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. Marise M. Curioni e Dora F. da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GOMES, Renato cordeiro. Todas as cidades, a cidade.Literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KOSHIYAMA, Jorge. O lirismo em si mesmo: leitura de “Poética” de Manuel Bandeira In: BOSI, Alfredo (org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 2007.
SOUSA, Ilza Matias de. Paulicéia desvairada: a poética da cidade. Terceira Margem. Revista de Pós-Graduação da UFRJ. Ano III Nº 3, 1995. p. 162-165.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 2ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
PAZ, Octávio. A outra voz. In:____. A outra voz. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993. p. 133-148.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.