Literatura e Realidade: ensaio sobre Vocação Animal de Herberto Helder
Résumé
Resumo: A relação intrigante entre realidade e arte, realidade e ficção estão presentes desde o cotidiano das pessoas em frases-clichê, lugar comum: a vida imita a arte ou a arte imita a vida? E, principalmente em estudos aprofundados de filósofos, lingüistas e literatos. No texto Vocação Animal, há claramente elementos da realidade: o pintor, o aquário, o peixe, a pintura, e é na relação entre eles no texto, que o elemento do real passa para o ficcional, estabelecendo uma relação com o verossímil, ao que parece ou deveria ser, isso, de forma alguma, sem parecer absurdo ou totalmente irreal. Este ensaio estuda e passeia no campo da imaginação criativa, da metáfora e da metamorfose como forças de criação e de novas perspectivas da realidade. É assim que é apresentado o texto / poema narrativo de Herberto Helder.
Palavras-Chave: realidade, ficção, imaginação criativa.
Abstract: The intriguing relation between reality and art, reality and fiction are gifts since the daily one of the people in phrase-cliche, common place:” the life imitates the art or the art imitates the life?” As well as, deep studies of philosophers, linguists and literatos. In the text Vocação Animal, it has clearly elements of reality: the painter, the aquarium, the fish, the painting, and are in the relation between them in the text, that the element of the real one passes to the fictional, establishing a relation with the likely one, what he seems or he would have to be, this, of form some, without seeming total unreal or nonsense. This essay studies and “takes a walk” in the field of creative imagination, the metaphor and the metamorphosis as forces of creation and new perspectives of reality. Is as soon as is presented the text/narrative poem of Herberto Helder.
Key-words: reality, fiction, creative imagination.
Références
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética Clássica. Cultrix, 1995.
CASTELLO, José. A multiplicação poética do mundo em “Ou o Poema Contínuo”. O Estado de São Paulo: 24/09/2006
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. UFMG, 1999.
HELDER, Herberto. Vocação Animal. Cadernos de Poesia, nº19, 1971.
MARQUÉZ, Gabriel Garcia. Cheiro de Goiaba: conversas com Plínio Apuleyo Mendonza. Record, 1993.
MENDONÇA, Antônio Sérgio. Metáforas e similaridade. In: O ensino de Lacan. Gryphus, 1994.
RICOEUR, Paul. Historia y Narratividad. Introducción de angel Gabilondo y Gabriel Aranzuque. Barcelona. Ediciones Paidós. I.C.E. de la Universidad Autônoma de Barcelona, 1999.
WELLEK, Rene e WARREN, Austin. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. Martins Fontes, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.