A abordagem dialógica e seu influxo nos estudos sobre a linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.251882

Palavras-chave:

Teoria da Representação Social (TRS), abordagem dialogal, linguagem, cognição, sujeito

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a abordagem dialógica de Ivana Marková (2006), enfatizando a sua contribuição para as análises linguísticas em geral. A abordagem da psicóloga social compõe a Teoria da Representação Social (TRS), desenvolvida por Serge Moscovici e lapidada por seus discípulos. Pretendemos salientar como os conceitos que alicerçam a TRS são usados para a formação de um modelo de análise capaz de dar conta das relações complexas entre linguagem, cognição e sujeito. Além disso, examinaremos a história e o desenvolvimento do conceito, inicialmente marcada pelos estudos sobre a representação coletiva em Durkheim (1994; 2001).

 

Biografia do Autor

Tayana Dias de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Letras da UFPE, área de língua portuguesa. 

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação e Licenciatura em Portugues e Ingles pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharelado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Language and Linguistics - University Essex (1991). Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vice-presidente da Associación Latinoamericana de Estudios del Discurso - ALED, membro titular do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística do CNPq (2013 - 2016), membro da Câmara de Pesquisa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (período 2008 - 2010; 2010 - 2012; 2015 - 2017), membro do Comitê editorial de várias revistas - Revista da ABRALIN, Revista Veredas, Revista Letras UFSM, Revista de Tecnologia Digital e Educação à Distância ? TE@D, Revista do GELNE etc. . Pesquisadora do CNPq desde os anos 90, tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso científico e pedagógico, interação verbal, produção textual e aulas virtuais. 

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Publicado

2022-01-31