Três Portas por Onde Se Entre
Résumé
O ensaio desdobra, a partir do texto “Mal de Arquivo”, de Jacques Derrida, relações entre escrita e historicidade. O uso metafórico das “portas” permite discutir as fendas textuais que colocam em interlocuções diferentes saberes como a psicanálise, a filosofia e a literatura para pensar as possibilidades da escrita da história.
Références
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Obras Escolhidas. v.1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987. p.222-232.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
______. Mémoire d’Aveugle: l’autoportrait et autres ruines. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1990. p. 11-13
______. Espectros de Marx: o Estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: [s.n.], 1994.
______. Auto-Imunidade: suicídios reais e simbólicos. In: BORRADORI, G. Filosofia do Tempo de Terror: diálogos com Jurgen Habermas e Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. Y Mañana qué.... Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
DUQUE-ESTRADA, Paulo César [org.]. Às Margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2002.
FREUD, Sigmund. Moisés e o Monoteísmo: três ensaios (1939[1934-38]). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol.XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
NASCIMENTO, Evando. Derrida e a Literatura: notas de filosofia e Literatura nos textos de desconstrução. Niterói: EDUFF, 1999.
______ [org.]. Jacques Derrida: pensar a desconstrução. São Paulo: Liberdade, 2005.
SANTIAGO, Silviano. O Silêncio, o Segredo, Jacques Derrida. Márgens/Margenes. Revista de Cultura, Belo Horizonte; Buenos Aires; Mar del Plata, Salvador, n.5, p.5 ss., jul.-dez. 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.