Leitura-Escrita de textos de opinião a partir da taxonomia de Bloom
Résumé
Resumo: Este estudo objetiva mostrar até que ponto o ensino/aprendizagem da leitura de gêneros textuais, tais como textos de opinião levam os alunos a utilizar os pressupostos da taxonomia e dos objetivos educacionais de Bloom, no âmbito do domínio cognitivo, (1956-1974) com o intuito de adaptá-los, sob a forma escrita, a novas taxonomias de capacitação cognitiva mais relevantes e precisas, como as de Marzano (2000), Anderson e Krathwohl (2000). Tais taxonomias levam os educadores a reconhecerem que o ensino e a aprendizagem abrangem muito mais do que o simples raciocínio. Eles envolvem os sentimentos e as crenças de alunos e professores, bem como o ambiente sociocultural da sala de aula.Os resultados revelam que um estudo fundamentado nas crenças, na afeição e nos processos cognitivos conduz os aprendizes a um domínio eficaz das habilidades produtivas e receptivas da língua.
Palavras-Chave: Taxonomia, Ensino/Aprendizagem. Leitura/ Escrita.
Abstract: This paper aims at showing how the teaching and learning of textual genres such as opinion texts help students use presuppositions from Bloom´s taxonomy (1956-1974) and educational objectives in order to adapt them to new and relevant taxonomies such as those from Marzano’s (2000) Anderson and Krathwohl (2000). These taxonomies help teachers recognize that the teaching and learning of a language involve more than simple reasoning. They not only involve teachers’ and students’ feelings and beliefs but also classroom environment. The results show that a study based on affection and on cognitive processes lead learners to an efficient selfcontrol of their productive and receptive skills.
Key-words: Taxonomy, Teaching/Learning, Reading/Writing.
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