Meu tio o Iauaretê – o tecido da obra nas malhas da onça
Abstract
Resumo: Em Meu tio o Iauaretê, technê, poiesis e mimesis simetrizam o agon-luta da narrativa em agon-jogo da narração. A technê de Tonho Tigreiro, narrador que enleia, intriga, ludibria e embosca narratário e leitor, reencena a technê caçadora, predadora, do onceiro tornado onça. Na obra acabada, seus feitos como personagem transmutam-se em poiesis – suas proezas de bravo caçador têm ares de boasting poems, seus massacres de predador operam a damnatio ad bestias dos vícios humanos estetizados em tableaux vivants. A onça que ele mimetiza se faz ver e ouvir no tecido mesmo da palavra - nas armadilhas da narração, no cratilismo da linguagem - operando uma mimesis em mise en abyme que, denunciando as astúcias da feitura, exime-se da aspiração a cópia da realidade.
Palavras-chave: technê – poiesis – mimesis – poética aristotélica
Abstract: In Meu tio o Iauaretê, technê, poiesis and mimesis, enform the symmetry between the narrative’s leitmotif of agon-strife and the narration as agonplay. Tonho Tigreiro’s narrative technê, as he stalks and lures the narratee (and the reader), mirrors his technê as a character, that of a hunter turned into predator. To the reader, his deeds as a character become poiesis – his hunting feats might as well be boasting poems and his predator killings enact the damnatio ad bestias of the human vices, themselves aestheticised into tableaux vivants of the capital sins. The jaguar is evoked in the weaving of the text itself (in the traps the narration sets, in the cratilism of language), a mimesis in mise en abyme whose emphasis on the tale as a work of art and craft rules out its interpretation as a copy of reality.
Keywords: technê – poiesis – mimesis – Aristotelian poetics
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