Desenvolvimento humano e o papel do Signo na constituição da linguagem verbal, da fala e da consciência humana: Pressupostos de Vigotski, Leontiev e Luria

Autores

  • Anderson Borges Corrêa Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília.
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade de Uberaba (UNIUBE).

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p97-119

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, signo, linguagem verbal, fala, consciência humana.

Resumo

Este artigo constitui parte de uma dissertação de Mestrado, em que o desenvolvimento humano é compreendido em seu aspecto sócio-histórico, pois resulta de processos de apropriação de bens culturais historicamente constituídos em atividades mediadas pela linguagem, a qual, como atividade semiótica que se realiza por meio das modalidades de fala, possibilita a comunicação e a constituição das funções psíquicas superiores humanas, como a consciência. O objetivo é contribuir com uma discussão sobre as ideias de Vigotski e seus colaboradores para a Ciência da Linguagem e para a popularização desses conhecimentos na educação. Situado na perspectiva histórico-cultural, este texto parte das concepções de Vigotski, Leontiev e Luria sobre o desenvolvimento humano e a linguagem verbal, com foco no papel do signo como meio para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores humanas. Apresentamos as implicações das ideias desses autores para a Ciência da Linguagem e ressaltamos, na conclusão, que suas contribuições representam avanços revolucionários para a continuidade de estudos no campo da linguagem, bem como para as possibilidades de investigação em contextos educacionais de processos relacionados à linguagem e à consciência.

Biografia do Autor

Anderson Borges Corrêa, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília.

Professor de Informática Educativa - Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIBE). Doutorando em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília.

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Pós-Doutorado em Educação - Universidade de Évora (Portugal). Doutorado em Educação - Universidade Estadual Paulista - Unesp. Docente da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Downloads

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Linguística