Paraísos Perdidos e Reconstruídos: avessos e direitos na construção mítico-utópica do espaço paradisíaco no romance Paraíso de Toni Morrison
Abstract
Resumo: Este artigo analisa a obra Paraíso, de Toni Morrison, em comparação com o texto bíblico do Êxodo. A utilização de história bíblica pelos afro-americanos como um elemento simbólico de releitura do seu próprio episódio de diáspora resurge na obra de Morrison como elemento distanciado que evidencia tanto uma releitura da configuração dos grupos de Puritanos que chegaram à América como a releitura feita pelos escravos. No entanto, ao fazê-lo, a autora aponta para a impossibilidade de construção desses paraísos para ambos os grupos.
Palavras-chave: Paraíso, utopia, diáspora.
Abstract: This essay analyzes the Toni Morrison’s novel Paradise in comparing it with the Exodus biblical text. The appropriation of this biblical story by Afro-Americans as a symbolic element of their own diasporic experience emerges in Morrison’s novel as a distant element that highlights the appropriation of the myth by the Puritans that first arrived in America as well as the appropriation by the slaves. However, in so doing, the author points out the impossibility of these paradise for both these groups.
Key words: Paradise, utopia, diaspora.
Riferimenti bibliografici
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ÊXODO. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
HUGHES, Richard. Myths America Lives By. Urbana, Chicago: University of Illinois Press, 2003.
MORRISON, Toni. Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.