Entre o Belo e o Verdadeiro – Perseguição e Fuga em “Ode sobre uma Urna Grega”
Abstract
Resumo: A idéia estética dinamiza a mente, ocasionando (Kant) um fluxo de reflexões que jamais é abarcado por um conceito. Ou seja, o entendimento luta por oferecer um conceito a uma intuição estética, que sempre escapa, porém, à apreensão cognitiva. Há, do mesmo modo, idéias da razão que permanecem indeterminadas, posto que indemonstráveis por qualquer intuição sensível. No primeiro caso o movimento parte do sensível ao pensamento; no segundo parte do pensamento a uma apresentação na forma de uma intuição sensível. Ao afirmar que o belo é um símbolo do bem moral, Kant atribui ao símbolo a capacidade de dar acesso sensível a algo que é supra-sensível. Dessa forma, a impossibilidade de subsumir a idéia estética sob um conceito simboliza, ou demonstra fenomenologicamente, a incapacidade de se demonstrar o conceito de moral. É por essa via que o belo aponta para o bem. Considerando que a expressão simbólica da idéia de imaginação foi a busca por excelência da poesia romântica, o objetivo deste artigo é examinar a “Ode sobre uma Urna Grega”, de John Keats, à base das questões mencionadas.
Palavras-chave: Keats, Kant, Imaginação, Estética, Filosofia
Abstract: The aesthetic Idea sets the mind in motion, creating a flux of reflections that is never encompassed by a concept. In other words, understanding tries to provide aesthetic intuition a concept, but the former always escapes cognitive apprehension. There are, on the other hand, ideas of reason which remain indeterminate, since they cannot be demonstrated by any intuition of the senses. In the first case, the movement goes from the senses to thought; in the second from thought to a presentation under the form of a sense intuition. Affirming that beauty is a symbol of the moral good, Kant attributes to the symbol the capacity of giving sensible access to something that is supersensible. Thus the impossibility of subsuming the aesthetic idea in a concept symbolizes the incapacity of demonstrating the moral idea. Through this operation the beautiful points to the good. Considering that the symbolic expression of the idea of imagination was the main quest of romantic poetry, the objective of this article is to examine the Ode on a Grecian Urn, by John Keats, on the basis of the above mentioned presuppositions.
Key-words: Keats, Kant, imagination, Aesthetics, Philosophy
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. São Paulo, Iluminuras, 1999. (Biblioteca Pólen)
CASSIRER, Ernst. The Philosophy of the Enlightenment. Boston, Beacon Press, 1966
COSTA LIMA, L. Limites da Voz. Vol. 1. Rio de Janeiro, Rocco, 1993.
ENGELL, James. The Creative Imagination: Enlightenment to Romanticism. Cambridge/London: Harvard University Press,
HAMMERMEISTER, Kai. The German Aesthetic Tradition. Cambridge, New York, Melbourne, Madrid, Cape Town, Singapore, São Paulo, 2002
ISER, Wolfgang. O Fictício e o Imaginário. Rio de Janeiro, EdUerj, 1996
SPITZER, Leo. “‘A Ode sobre uma Urna Grega’ ou Conteúdo versus Metagramática.” In: Teoria da Literatura em suas Fontes, vol. 1/ seleção, introdução e revisão técnica de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.
WELLBERY, David. “O que é (e não é) antropologia literária”. In: Teoria da Ficção: Indagações à Obra de Wolfgang Iser. Org. João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro, EdUerj, 1999.
ZAMMITO, John H. The Genesis of Kant’s Critique of Judgment. Chicago and London, The University of Chicago Press, 1992.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.