Perspectivas duplas de um mesmo ponto: formações discursivas e ideológicas numa narrativa de Frei Betto
Abstract
Resumo: Neste artigo, partes do conto “A Vida Suspeita do Subversivo Raul Parelo” de Frei Betto, escritor e jornalista, serão analisadas e contextualizadas à luz da teoria da Análise do Discurso de linha francesa. As formações discursivas e ideológicas utilizadas pelo autor na construção dessa obra, serão as bases do estudo deste trabalho. A intenção é mostrar como as ideologias socialistas e religiosas da Teologia da Libertação perpassaram o autor, contribuindo para a produção do seu discurso, ao mesmo tempo tocante e chocante.
Palavras-chave: Frei Betto; formações discursivas; formações ideológicas; ditadura militar.
Abstract: In this article, parts of ”A Vida Suspeita do Subversivo Raul Parelo”, written by Frei Betto, writer and jornalist, will be analyzed and contextualized according to french theories about Speech Analysis. The discursive and ideological formations, used by the author in this work construction, will be study basis in this article. The main objective is to show how socialist and religious ideologies of Liberation Theology “crossed” the author, contributing to the production of his speech, touching and shocking, in the same time.
Keywords: Frei Betto; discursive formations, ideological formations, militar dictature.
Riferimenti bibliografici
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro). 2.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BETTO, Frei. O aquário negro: contos/ Frei Betto - 2.ed.São Paulo: DIFEL, 1986.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
ORLANDI. Eni Puccineli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel (1975). Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas: Ed. Da UNICAMP, 1990.
______. Semântica e discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1988.
______. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas: Ed. Da UNICAMP, 1990.
______; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In. GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1997.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.