O fenômeno da interdição de vocabulário na perspectiva da teoria da linguagem de Eugenio Coseriu: uma análise de textos midiáticos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.252016

Parole chiave:

fenômeno da interdição de vocabulário, criação metafórica, teoria da linguagem, teoria coseriana

Abstract

A criação metafórica é observada como um elemento constitutivo da linguagem que apresenta diferentes enfoques teóricos. Neste trabalho, a partir da Teoria da Linguagem de Eugenio Coseriu, na qual ele indica o fenômeno da interdição de vocabulário, revemos os traços que compõem esse fenômeno. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar a ocorrência do fenômeno da interdição de vocabulário em uma materialidade textual. A partir dos pressupostos teóricos de Coseriu (1984, 2007), realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica e documental na análise de um corpus constituído por uma capa de revista publicada pela Contigo! no ano de 2021. Concluímos que a fantasia humana difunde diversos significados metafóricos em busca de novas imagens expressivas que nomeiam e distinguem o que a intuição conhece, em uma contínua renovação de metáforas.

 

Biografie autore

Wesley Pinto Hoffmann, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, bolsista PROSUC/CAPES. Licenciado em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Sumaya Ferreira Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação (UNEMAT)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Possui interesse em áreas ligadas à Educação. 

Riferimenti bibliografici

COSERIU, Eugenio. O homem e sua linguagem. Rio de Janeiro: Presença, Coleção linguagem, 1982.

COSERIU, Eugenio. Lingüística del texto: Introducción a la hermenêutica del sentido. Edición de Óscar Loureda Lamas. Madri: Arco Libros, 2007.

MAGAZINELUIZA. Revista: Contigo! Especial Paulo Gustavo. Disponível em https://www.magazineluiza.com.br/revista-contigo-especial-paulo-gustavo/p/agb1j9gb5e/li/otli/. Acesso em 03 out. 2021.

PINHEIRO, Clemilton Lopes. Eugenio Coseriu e a linguística do texto no Brasil. ORGANON, v. 33, p. 01-16, 2018.

PINHEIRO, Clemilton Lopes; MOREIRA, Juzelly Fernandes Barreto. Uma Proposta de Concepção de Estilo Fundada na Linguística Textual de Eugênio Coseriu. Revista da Anpoll, v.1, n.45, p. 248-262, 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-01-31