OLHAR PERIFÉRICO: as personagens deslocadas de Silviano Santiago
Resumen
Resumo: Neste ensaio, propõe-se que tanto as personagens homossexuais quanto a mulher vítima do casamento dos romances e contos de Silviano Santiago perfazem uma galeria de seres deslocados e periféricos dentro de suas instituições de pertencimento nas sociedades em que vivem.
Palavras-chave: crítica, ficção, Silviano Santiago.
Abstract: In this essay, it is proposed that the homosexual characters as the woman's marriage victim of Silviano Santiago’ s novels and short stories make up a gallery in human peripheral and displaced within their institutions of belonging in societies in which they live.
Keywords: criticism, fiction, Silviano Santiago.
Citas
ABREU, Caio Fernando. Ficção elétrica. Isto é, São Paulo, 18 set. 1985.
______. Pequenas epifanias. Porto Alegre: Sulina, 1996. 192 p.
BESSA, Marcelo Secron. Histórias positivas: a literatura (des)construindo a AIDS. Rio de Janeiro: Record, 1997. 146 p.
CARVALHO, Luiz Fernando Medeiros de. Análise do romance Uma história de família, de Silviano Santiago. In: Literatura e promessa: figuração e paradoxo na literatura brasileira contemporânea. Niterói: EDUFF, 2002.
FUENTES, Carlos. Geografia do romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. 192 p.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988. 332 p.
MARTINS, Analice de Oliveira. Identidades em vôo cego: estratégias de
pertencimento na prosa contemporânea brasileira. 164 f. Tese (Doutorado em Letras)-Departamento de Letras, PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2004. p.
POSSO, Karl. Deciduous signification and homosexual exile: Silviano Santiago´s “Autumn leaves”. Brasil/Brazil – Revista de Literatura Brasileira, Porto Alegre, n.24, p. 5-30, 2000.
______. Híbridos produtivos: Silviano Santiago, sobre a homossexualidade. In: CUNHA, Eneida Leal (Org.). Leituras críticas sobre Silviano Santiago. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008. 238 p.
SANTIAGO, Silviano. O olhar. São Paulo: Global, 1983. 204 p.
______. Stella Manhattan. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. 280 p.
______. Uma história de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 108 p.
______. Keith Jarrett no Blue Note. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. 148 p.
______. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. 275 p.
______. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: UFMG, 2004. 252 p.
(Humanitas).
SILVA, Denílson Lopes. O drama do efêmero: um estudo sobre a obra de Silviano Santiago. 112 f. dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)-Instituto de Letras, UNB, Brasília, 1992.
SONTAG, Susan. Doença como metáfora, AIDS e suas metáforas. São Paulo: Cia. das Letras, 2007. 167 p. (Companhia de bolso).
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002. 169 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.