Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Investigações - ISSN: 2175-294X?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Investigações aceita as seguintes contribuições: artigos inéditos, ensaios bibliográficos e resenhas críticas nas duas áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Letras: Teoria Literária e Linguística. 

Os trabalhos submetidos a Investigações devem ser enviados eletronicamente pelo endereço http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/INV. A aceitação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista e à avaliação por pelo menos dois pareceristas externos. A publicação dos artigos será feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Comissão Editorial.

 

Formatação dos originais

• Os artigos devem ter entre 10 e 25 páginas (até 10.000 palavras) e ser digitados de acordo com as seguintes especificações:

- folha A4 com todas as margens em 2,5 cm;

- espaçamento entrelinhas 1,5 cm;

- tamanho de fonte 12 pts;

- tipografia Arial;

- alinhamento justificado;

- adentramento da primeira linha, 1,25 cm.

 

• O título deve ser digitado em tipo 16, letra Arial, espaço simples, alinhamento centralizado, com apenas a primeira letra em maiúscula, sem qualquer indicação de autoria.

 

• Se houver epígrafe, ela deve aparecer entre o título e o resumo, em tipo 11, letra Arial, em itálico, espaço simples e alinhada à direita. Uma linha abaixo, deve ser incluído o nome do autor da epígrafe, seguido do nome da obra e, opcionalmente, da data.

 

• O resumo deve ser digitado em tipo 11, letra Arial, espaço simples, alinhamento Justificado, com cerca de 100 palavras (no máximo), em português, inglês (obrigatórios) e uma terceira língua estrangeira: francês, espanhol, italiano ou alemão. Devem, ainda, ser seguidos de, no máximo, quatro palavras-chave nas línguas citadas. Recomenda-se que os mesmos sejam revistos por falantes nativos dos respectivos idiomas. A palavra Resumo deve ser formatada em negrito e seguida de dois pontos. O texto do resumo incia após um espaço e com inicial maiúscula. A expressão Palavras-chave deve ser formatada em negrito e seguida de dois pontos. As palavras-chave devem estar separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Cada palavra-chave deve ser grafada com inicial maiúscula.

Exemplo:

Palavras-chave: Linguística. Análise do discurso. Imaginário.

• Os títulos das seções devem ser inseridos sempre à margem esquerda, com apenas a primeira letra em maiúscula, sem adentramento e a dois espaços dos parágrafos anterior e posterior. As seções devem ser grafadas em negrito.

• As notas devem ser digitadas ao fim de cada página, numeradas a partir de 1, em Arial tamanho 10, com espaçamento simples. As notas não devem ser utilizadas para a apresentação de referências bibliográficas.

 

• As referências devem ser feitas no corpo do trabalho segundo o exemplo: ...como diz Preti (1991, p. 43)...; referências após citação: (PRETI, 1991, p. 43); no caso de paráfrase (PRETI, 1991). Nunca usar “idem”, ou “idem, ibidem”.

 

• As citações que tiverem até 3 linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, sendo apresentadas entre aspas. As citações que tiverem mais de 3 linhas devem ser apresentadas em um parágrafo separado, com recuo de  4cm à esquerda, corpo 10 e espaçamento simples. As referências a serem feitas no corpo do texto devem basear-se nos seguintes modelos: : ...como diz Preti (1991, p. 43)...; referências após citação: (PRETI, 1991, p. 43); no caso de referência após citação com mais de um autor (ONO; THOMPSON, 1996, p. 45); no caso de paráfrase (PRETI, 1991). Nunca usar “idem”, ou “idem, ibidem”. Em citações diretas é obrigatória a indicação do ano e da página. Já em citações indiretas ou em paráfrases, a indicação da página é opcional.

 

Destaques e ênfases devem ser digitados em itálico. Não utilizar negritos e não sublinhar.

 

• Tabelasgráficosdesenhosquadrosárvores devem estar inseridos no texto. Devem ser numerados e ter título antes da figura (tamanho 12) e fonte após a figura (tamanho 10). Apenas as iniciais do título devem estar em maiúsculas.

• As imagens utilizadas devem ter resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 1024 pixels de largura. Capturas da internet devem utilizar softwares adequados (ex: Picasa, Photoshop etc.) e finalizadas em formato .jpg, .png ou .tiff. O formato .gif não deve ser utilizado. Não utilizar imagem gerada pelo software Paint Brush. As capturas de internet precisam trazer a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Todas as imagens precisam ser creditadas e suas fontes mencionadas.

 

• Os Ensaios bibliográficos e as Resenhas devem seguir as mesmas orientações, guardadas as especificidades dos gêneros. Os ensaios devem ter até 6.000 palavras e, as resenhas, 3. 600 palavras. A resenha deve iniciar com a identificação da obra resenhada, alinhada à esquerda do texto, em fonte 12 e espaço simples.

 

• As referências bibliográficas aparecerão em um subitem específico, ao final do texto, sob o título apenas de Referências. Os autores listados nas referências devem estar em ordem alfabética, sem numeração das entradas e sem espaço entre as referências. O principal sobrenome de cada autor deve estar em caixa alta, seguido de vírgula e do nome e sobrenomes apenas com a inicial em caixa alta ou com inicial. O nome dos outros autores, quando houver, dos organizadores ou editores da obra deve seguir a mesma norma dos nomes dos autores. Os títulos de livro, coletânea ou revista devem vir em itálico. Na segunda entrada de um mesmo autor, seu nome é substituído por um traço de 6 toques. A data identificadora da obra deve vir apenas no final da referência. Mais de uma obra de um autor no mesmo ano devem ser identificadaspor letras a, b, c, etc. após a data. Devem ser consideradas referências bibliográficas apenas as obras mencionadas no interior do texto.

Exemplos:
D'ANGELIS, Wilmar da Rocha. Sistema fonológico do português: rediscutindo o consenso. D.E.L.T.A., São Paulo, v.1, n.18, p. 1-24, 2002. 
CÂMARA JR., J. Mattoso. Introdução às línguas indígenas brasileiras. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1977.
GUMPERZ, John J. Interactional sociolinguistics in the study of schooling. In: COOK-GUMPERZ, J. (Ed.). The Social Construction of Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. p. 45-68. 
ONO, T.; THOMPSON, S. The dynamic nature of conceptual structure building: evidence from conversation. In: GOLDBERG, A. Conceptual structure, discourse and grammar.
Stanford: CLSI, 1996.

Observação: Todos os casos não mencionados nesta norma devem seguir a orientação da ABNT NBR6.023:2002.

 

Os anexos (caso existam) devem ser colocados depois das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexo. Para anexos que constituam textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica completa, bem como permissão de editores para reprodução.

 

O arquivo deve ser finalizado em formato .doc gerado pelo editor de texto Word versão Office 2003 ou inferior, sistema operacional Windows. Arquivos produzidos em edições superiores (docx.) devem ser convertidos em formato .doc antes do envio.

• Investigações detém o "copyright" dos trabalhos a ela submetidos por 5 (cinco) anos, exceto nos casos em que estiver expresso o contrário. Os trabalhos publicados em Investigações só podem ser reeditados (livro, coletâneas, etc.) com expressa autorização do Corpo Editorial desta Revista.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Não identificar a autoria do trabalho do arquivo submetido e da opção Propriedades no Word, garantindo que seja mantido o sigilo quando da avaliação dos trabalhos pelos pares.
  8. Constam no sistema (Verificar Item 3 do processo de submissão -  “Inclusão de Metadados”), informações sobre os autores do artigo, a saber: nome completo, formação acadêmica, vínculo institucional.
  9. Não há cobrança de valores para a submissão de artigos, resenhas, traduções, etc. Os trabalhos serão admitidos e processados ao longo de todo o processo editorial totalmente gratuitamente.
 

Declaração de Direito Autoral

  1. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.