Memória, infância e poesia: uma leitura de A Casa de Emílio Moura.

Autores

  • Luciano Dias Cavalcanti Universidade do Vale do Rio Verde

Resumo

Pretendemos apresentar neste pequeno estudo uma investigação de como se dá no livro A casa, de Emílio Moura, a presença da memória da infância, e como o poeta se utiliza do mundo infantil para construir seus poemas, seja no que diz respeito à infância vista como um mundo bom e sem problemas, seja como elemento memorialístico em que o poeta busca no passado não somente uma lembrança lúdica, mas também um processo criativo utilizado para a criação literária.

Biografia do Autor

Luciano Dias Cavalcanti, Universidade do Vale do Rio Verde

Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara (2011-2013). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria Literária, atuando principalmente nos estudos de poesia moderna e contemporânea

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Publicado

24-11-2015

Como Citar

Cavalcanti, L. D. (2015). Memória, infância e poesia: uma leitura de A Casa de Emílio Moura. Revista Investigações, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1204

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)