“A visita”: construção da linguagem e desconstrução da narrativa em Dalton Trevisan

Joaquim Adelino Dantas de Oliveira, Andrey Pereira de Oliveira

Resumo


O conto “A visita”, presente no livro Cemitério de elefantes (2009), de Dalton Trevisan, é uma narrativa que versa sobre a vida banal de um grupo de personagens medíocres. No entanto, essa existência corriqueira, não-heroica, desses personagens, ganha tons de estranheza e poeticidade graças ao incessante, meticuloso e minimalista trabalho trevisaniano com a linguagem. Analisando os recursos linguísticos de composição narrativa utilizados nesse conto, o nosso trabalho pretende revisitar a composição estética trevisaniana, estudando a manifestação do elemento da modernidade em sua obra.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. 2003. Posição do narrador no romance contemporâneo. In:______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34. (Coleção Crítico)

______. Engagement. 2001. In. ______. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectivas.

BAKHTIN, Mikhail. 1998. Epos e romance (sobre a metodologia do estudo do romance). In: –. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Benadini et AL. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP.

BENJAMIN, Walter. 1994. Experiência e pobreza. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: –. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

CANDIDO, Antonio. 2000. Crítica e sociologia. In: ______. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz.

FRIEDMAN, Norman. 2002. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP. n. 53.

LUKÁCS, Gyorgy. 2000. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34.

______. 1965. O romance como epopéia burguesa. In: ______. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

TREVISAN, Dalton. 2009. Cemitério de elefantes. Rio de Janeiro: Editora Record.

VILLAÇA, Nízia. 1984. Cemitério de mitos: uma leitura de Dalton Trevisan. Rio de Janeiro: Achiamé.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.