Linguagem e responsividade em 'Desenredo'

Autores

  • Sandra Mara Moraes Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O trabalho analisa o conto Desenredo, de Guimarães Rosa, apresentando uma reflexão sobre a linguagem tendo em vista o processo de representação/criação do mundo e seu caráter axiológico. O objetivo é demonstrar como o conto aponta para questões fundamentais da linguagem humana no que diz respeito ao processo dialógico, revelando a linguagem como possibilidade única de concretização de um sujeito no ato discursivo em que inexoravelmente assume um tom, uma posição e evidencia uma responsividade, uma autoria. Fundamenta-se na perspectiva da análise dialógica do discurso concebida pelo Círculo bakhtiniano apresentando ainda teóricos como Émile Benveniste e outros.

Biografia do Autor

Sandra Mara Moraes Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

BAKHTIN, Mikhail. 2010. O autor e a personagem. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

______; Volochinov. 1988. Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo. Hucitec.

BAJTIN, Mijail. 1997. Hacia uma filosofía del acto ético. De los borradores: y otos escritos. Universidad de Puerto Rico.

BENVENISTE, Émile.1988. Problemas de lingüística geral I. Tradução de Maria da Gloria Novak e Maria Luiza Neri. Campinas, SP: Pontes: Ed. da Unicamp.

BRAIT, Beth. 2011. Análise e teoria do discurso. In: Beth Brait (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto.

ROSA, João Guimarães.1969. Tutaméia – Terceiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio.

TEZZA, Cristovão. 2003. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o Formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco.

Downloads

Publicado

13-12-2011

Como Citar

Lima, S. M. M. (2011). Linguagem e responsividade em ’Desenredo’. Revista Investigações, 24(2), 63–80. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1317

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)