Olhares: dicionário escolar ou dicionário de uso escolar?

Autores

  • Cláudia Maris Tullio Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Zamariano Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O dicionário escolar deve ser caracterizado por seu caráter pedagógico, no sentido de ser um auxílio ao ensino e a aprendizagem de uma língua materna e/ou uma língua estrangeira, já que esse é, em tese, um dos fatores que o diferencia dos demais dicionários. No entanto, há algumas controvérsias na literatura a respeito da denominação dos dicionários utilizados no meio escolar. Dessa forma pretende-se, a partir da análise da macro e da microestrutura de quatro (04) dicionários utilizados em âmbito escolar e de uma breve revisão da literatura acerca do assunto, contribuir para os estudos lexicográficos e interdisciplinares.

Biografia do Autor

Cláudia Maris Tullio, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Márcia Zamariano, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

13-12-2011

Como Citar

Tullio, C. M., & Zamariano, M. (2011). Olhares: dicionário escolar ou dicionário de uso escolar?. Revista Investigações, 24(2), 189–206. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1322

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)