Representações da memória na literatura e na cultura

Autores

  • José Carlos da Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Lourdes Kaminski Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

Este texto se propõe a abordar algumas das principais concepções de memória e suas manifestações na literatura e na cultura, entendendo memória como registro do vivido, preservação e resgate de imagens ou reconstrução da experiência humana. O gênero memorialístico insere-se no estatuto de textos referenciais que relatam a trajetória de uma vida, são documentos que “servem”, inicialmente, à história. O que possibilita o seu estudo no conjunto da literatura fi ccional é a força da linguagem de alguns textos e sua capacidade de se imporem como discurso esteticamente elaborado.

Biografia do Autor

José Carlos da Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora (2003) em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração em Estudos de Literatura) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), é professora Adjunta D do Curso de PósGraduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus Cascavel.

Referências

AUERBACH, Erich. 1972. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Sperber. São Paulo: Perspectiva.

BENJAMIM, Walter. 1993. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.

BERGSON, Henri. 1990. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes.

DE-NARDIN, Maria Helena. 2007. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas relações com a aprendizagem. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia social e institucional) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10087/000594777.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 de março de 2009.

GENETTE, Gérard. 1972. Figures III. Paris: Éditions du Seuil.

HALBWACHS, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. Trad. Laurent Léon Shaffter. São Paulo: Vértice.

LEJEUNE, Phillipe. 1983. Le pacte autobiographique. In: Poétique, Seuil, n. 5, novembre.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. 1988. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática.

SANTO AGOSTINHO. S/d. As confissões. Trad. Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Rio de Janeiro: Ediouro (Coleção Universidade de Bolso, v. 31993).

Downloads

Publicado

13-01-2010

Como Citar

da Costa, J. C., & Alves, L. K. (2010). Representações da memória na literatura e na cultura. Revista Investigações, 23(1), 187–210. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1338

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)