Representações da memória na literatura e na cultura

José Carlos da Costa, Lourdes Kaminski Alves

Resumo


Este texto se propõe a abordar algumas das principais concepções de memória e suas manifestações na literatura e na cultura, entendendo memória como registro do vivido, preservação e resgate de imagens ou reconstrução da experiência humana. O gênero memorialístico insere-se no estatuto de textos referenciais que relatam a trajetória de uma vida, são documentos que “servem”, inicialmente, à história. O que possibilita o seu estudo no conjunto da literatura fi ccional é a força da linguagem de alguns textos e sua capacidade de se imporem como discurso esteticamente elaborado.

Texto completo:

PDF

Referências


AUERBACH, Erich. 1972. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Sperber. São Paulo: Perspectiva.

BENJAMIM, Walter. 1993. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.

BERGSON, Henri. 1990. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes.

DE-NARDIN, Maria Helena. 2007. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas relações com a aprendizagem. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia social e institucional) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 12 de março de 2009.

GENETTE, Gérard. 1972. Figures III. Paris: Éditions du Seuil.

HALBWACHS, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. Trad. Laurent Léon Shaffter. São Paulo: Vértice.

LEJEUNE, Phillipe. 1983. Le pacte autobiographique. In: Poétique, Seuil, n. 5, novembre.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. 1988. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática.

SANTO AGOSTINHO. S/d. As confissões. Trad. Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Rio de Janeiro: Ediouro (Coleção Universidade de Bolso, v. 31993).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.