Sombras Severas: Das lembranças traumáticas que (re) existem no romance Amada, de Toni Morrison

Glauco Cunha Caze

Resumo


Este estudo propõe - tendo como suporte o romance Amada, de Toni Morrison - uma reflexão sobre memória traumática e a força do testemunho sobre o sinistro, ora renunciado, ora (re)vivenciado, e suas implicações no trato com o passado/presente das personagens do romance em questão. Colaboram para as bases teóricas desta análise, escritos de Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Primo Levi, Maurice Halbwachs e Joel Candau.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução: Paulo Neves. 3ªed. São Paulo: Martins Fonte, 2006.

CARDOSO, M. R. O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias. São Paulo: Escuta. Recebido em 29 de dezembro de 2007 Aceito para publicação em 14 de maio de 2008.

COUTINHO, Ângela. Estudos da Língua(gem) A especificidade da memória em psicanálise Vitória da Conquista v. 11, n. 1 p. 59-74 junho de 2013 Artigo Recebido em abril de 2013. Aprovado em maio de 2013.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Editora revista dos tribunais Ltda., São Paulo, 1990.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. Tradução: Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.

LEVI, P. É isto um homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MORRISON, Toni. Amada. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M. A história como trauma. Em Nestrovsky, A. & Seligmann-Silva, M. (orgs.). Catástrofe e representação (p. 73-98). São Paulo: 2002

___________________. (2007). Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Comunicação apresentada no Encontro Nacional Trauma e Memória, Rio de Janeiro/PUC-Rio, Junho de 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.