Atos de autoria:assinaturas, rasuras, rupturas
Resumo
Este ensaio é um confronto entre algumas teses em torno da noção de autor, tendo como pano de fundo o problema do ato de fala. Para isso, a IX Conferência, de Austin (1976), e o texto Assinatura, acontecimento, contexto, de Derrida (1990), são confrontados, e esse confronto é relacionado com as noções de sujeito implicadas no texto de Barthes (1987) sobre o autor, e no texto sobre o narrador de Benjamin (1983).Referências
AUSTIN, J. L. 1976. How to do things with words. 2ª ed. Oxford: Oxford University Press.
BARTHES, Roland. 1987. A morte do autor. In: O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, pp. 49-53.
______. 2002. O prazer do texto. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva.
BENJAMIN, Walter. 1983. O narrador. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, pp. 197-221.
DERRIDA, Jacques. 1998. Carta a um amigo japonês. In: OTTONI, Paulo (org.). Tradução: a prática da diferença. Campinas: Editora da Unicamp, pp. 19-25.
______. 1990. Signature événement contexte. In: Limited Inc. Paris: Éditions Galilée. pp. 15-51.
PINTO, Joana Plaza. 2004. Algumas lições sobre o corpo. Anais do II Encontro Nacional do GELCO (Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-oeste): Integração Lingüística, Étnica e Social, Brasília, v. II, pp. 583-588.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Joana Plaza Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.