O Olhar crítico sobre os oitenta anos de Macunaíma
Resumo
Diante dos olhares acerca de Macunaíma, este ensaio objetiva: - elaborar uma reflexão sobre parte da Fortuna Crítica da referida obra; - estabelecer os pontos convergentes entre os textos elencados; e - demonstrar a existência de um processo de transformação na crítica em questão.Referências
Obra de Mário de Andrade
ANDRADE, Mário de. Macunaíma. 1997. Rio de Janeiro: Villa Rica.
______. 1939. Começo de crítica. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 5 mar.
Obras sobre Macunaíma e Mário de Andrade
CAMPOS, Haroldo de. 1973. Morfologia de Macunaíma. São Paulo: Perspectiva.
LOPEZ, Telê Porto Âncona. 1997. Mário de Andrade: Macunaíma. 2. ed. crítica. São Paulo: Scipione Cultural.
______. 1988. Mário de Andrade: Macunaíma. 1. ed. crítica. São Paulo: Scipione Cultural.
MARTINS, Luís. 1962. Mário de Andrade romancista. In: Homens e livros. São Paulo:Conselho Estadual de Cultura, p. 63-6.
MURICY, Andrade. 1936. Mário de Andrade. In: A nova literatura brasileira: crítica e antologia. Porto Alegre: Livraria do Globo, p. 351-62.
PROENÇA, Manuel Cavalcanti. 1974. Roteiro de Macunaíma. Rio de Janeiro: Civilização brasileira.
SOUZA, Gilda de Mello. 1979. O tupi e o alaúde. São Paulo: Duas Cidades.
Obras de apoio
BAKHTIN, Mikhail. 1998. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
BARTHES, Roland. 1999. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva. CAMPOS, Haroldo de. 1975. A arte no horizonte do provável. 3. ed. São Paulo: Perspectiva.
DUFRENNE, Mikel. 1972. Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva.
JAUSS, Hans Robert. 1994. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Desde 2013, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à Revista Investigações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). A Revista Investigações permanece com os direitos autorais das obras publicadas até 2012 e concede a licença (CC BY 4.0) a esse conteúdo, a fim de garantir o Acesso Aberto.
A licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.