Conflitos e Tensões na Construção da Identidade de Alfabetizandos Adultos

Autori

  • Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

Esse estudo mostra como o discurso de alfabetizandos adultos é revelador da imagem que eles têm de si. Noções como imagem pública e face subsidiam a análise de atos de linguagem2 presentes na fala dos sujeitos pesquisados. Os dados foram coletados em entrevistas áudio-gravadas a sete alfabetizandos do Projeto Brasil Alfabetizado. As respostas sugerem o desejo de autonomia dos entrevistados em relação às práticas cotidianas da escrita e demonstram que, no processo da alfabetização, as mudanças na esfera das suas identidades ocorrem em meio a conflitos e tensões gerados pelas expectativas pessoais e sociais dos aprendizes

Biografia autore

Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia (1979), Mestre em Letras (1994) e Doutora em Letras (2000) todos pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco.

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Pubblicato

2010-07-16

Come citare

Barbosa, M. L. F. de F. (2010). Conflitos e Tensões na Construção da Identidade de Alfabetizandos Adultos. Revista Investigações, 23(2), 99–115. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1402

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)