MÜGGE, Ernani; SARAIVA, Juracy et ali. 2006. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed
Resumo
A literatura, como defende Antônio Cândido (1995), contribui para a humanização do homem. Não há homem, não há povo que possa viver sem Literatura, pois todos entramos em contato com alguma espécie de fabulação. Nesse sentido, a leitura da Literatura não seria um dever do homem, mas um direito, à medida que um texto confirma, nega, propõe, denuncia, apóia e/ou combate idéias e ações, fornecendo ao leitor a possibilidade de viver dialeticamente problemas apresentados simbolicamente pela palavra.Referências
CANDIDO, Antônio. 1995. O direito à literatura. In: —. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades.
SARAIVA, Juracy Assmann. 2001. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Flávia Brocchetto Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.