MÜGGE, Ernani; SARAIVA, Juracy et ali. 2006. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Santa Cruz do Sul / Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A literatura, como defende Antônio Cândido (1995), contribui para a humanização do homem. Não há homem, não há povo que possa viver sem Literatura, pois todos entramos em contato com alguma espécie de fabulação. Nesse sentido, a leitura da Literatura não seria um dever do homem, mas um direito, à medida que um texto confirma, nega, propõe, denuncia, apóia e/ou combate idéias e ações, fornecendo ao leitor a possibilidade de viver dialeticamente problemas apresentados simbolicamente pela palavra.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Santa Cruz do Sul / Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul, e no Curso de Letras, da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

CANDIDO, Antônio. 1995. O direito à literatura. In: —. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades.

SARAIVA, Juracy Assmann. 2001. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed.

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Publicado

18-01-2006

Como Citar

Ramos, F. B. (2006). MÜGGE, Ernani; SARAIVA, Juracy et ali. 2006. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed. Revista Investigações, 19(1), 177–187. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1436