Intertextualidade em textos universitários

Autori

  • Judith C. Hoffnagell Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

A análise da intertextualidade nos gêneros textuais escritos por alunos degraduação visa mostrar tanto a gradual aquisição de conhecimentos específicos a diferentes áreas disciplinares quanto a aquisição dos padrões ou cânones de expressão desse conhecimento. Tomando a intertextualidade como as relações explícitas e implícitas que um texto estabelece com outros textos, ela é vista não somente como uma questão dos outros textos a que um escritor se refere, mas também como esse escritor usa esses textos, para quê os usa e como se posiciona diante deles para elaborar seus próprios argumentos.

Biografia autore

Judith C. Hoffnagell, Universidade Federal de Pernambuco

Possui doutorado em Antropologia pela Indiana University e pós-doutorado em Antropologia Lingüística pela University of Texas. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Pernambuco. É bolsista de produtividade do CNPq e fundou, em1991, com Luiz Antônio Marcuschi, Doris Arruda Carneiro da Cunha e Kazue Sait oMonteiro de Barros, o Núcleo de Estudos da Língua Falada e Escrita — NELFE/UFPE.

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Pubblicato

2008-11-20

Come citare

Hoffnagell, J. C. (2008). Intertextualidade em textos universitários. Revista Investigações, 21(2), 171–184. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1451

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)