Você sabe vender seu peixe? a construção do ethos da revista vida executiva
Abstract
As relações de trabalho, antes restritas ao âmbito das próprias empresas,passaram, das últimas duas décadas para cá, a ser tratadas pela mídia sobdiferentes suportes, entre eles, a revista Vida Executiva, direcionada paramulheres que buscam o sucesso com equilíbrio. Dado nosso interessepelas questões do trabalho, perguntamo-nos: que imagem discursiva épossível depreender de um veículo da mídia impressa quando setematizam as relações da mulher no trabalho? Para pensar nessaproblemática, recorremos à noção de ethos, um comportamentosocialmente avaliado, que permite refletir sobre o processo da adesão desujeitos a uma certa posição discursiva (Maingueneau 1984; 1987; 2008a).References
ANTUNES, Ricardo. 1999. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial.
BENELI, Claudemir. 2005. Na boca do povo. Fonte: http://www.bonde.com.br/ colunistas/colunistasd.php?id_artigo=1688.
Acesso em 24/03/08
BRUNELLI, Anna Flora. 2008. Confiança e otimismo: intersecções entre o ethos do discurso de auto-ajuda e do discurso da Amway. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs). Ethos discursivo. São Paulo, Contexto, p. 133- 148.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. 2002; 2004. Dicionário de análise do discurso. Contexto: São Paulo. Dictionnaire de l’analyse du discours. Paris: Seuil.
FOUCAULT, Michel. 1975; 1997. Vigiar e punir. São Paulo: Vozes. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, p. 117-187.
HIRATA, Helena. 2000. Globalização, trabalho e gênero. In: JERUSALINSKY, A.; MERLO, A. C.; et al. (orgs). O valor simbólico do trabalho e o sujeito contemporâneo. Porto Alegre: Artes e Ofícios.
MOIRAND, Sophie; BRASQUET-LOUBEYR, M. 1994. Des traces de didatiticités. In: Les medias: faits et effets. Paris, Hachete, p 20-33 (Le
Français dans le monde).
MAINGUENEAU, Dominique. 2008a. Cenas de enunciação. São Paulo: Parábola.
______. 2008b. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, p. 11-29.
______. 2004. Diversidade dos gêneros de discurso. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso.
Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, p. 43-58.
______. 2004; 2006. Discurso literário. São Paulo: Editora Contexto. Le discours littéraire. Paratopie et scène d'énonciation, Paris: A. Colin.
______.1984; 2005. Gênese dos discursos. Trad. S. Possenti. Curitiba: Criar Edições. Genèses du discours. Paris: Pierre Mardaga.
______. 1987; 1989. Novas tendências em Análise do Discurso. Trad.
F. Indursky. Campinas: Pontes. Nouvelles tendances en analyse du discours. Paris, Hachette.
______. 1976. Initiation aux méthodes de l’analyse du discours. Paris,
Hachette.
NEVES, Maria Helena de Moura. 2006. Texto e gramática. São Paulo, Contexto.
ROCHA, Décio. 2008. Trabalho e produção de subjetividade: a construção de um etos empresarial em O método Grönholm. Comunicação apresentada no III Simpósio Internacional sobre Análise doDiscurso. UFMG — Belo Horizonte.
SENNETT, Richard. 1999. A Corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record.
SOUZA-E-SILVA, M. Cecília. 2008. Você sabe vender seu peixe? A construção do ethos da revista Vida Executiva. Comunicação apresentada no III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. UFMG — Belo Horizonte.
STURM, Ingrid. 2006. Você está chorando ou vendendo lenço? As relações interdiscursivas sobre o trabalho na administração moderna: a
prática discursiva da Você S/A. Tese de doutorado. IEL — UNICAMP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Cecília P. Souza e Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.