Quand l’abécédaire français contemporain s’émancipe
Resumo
Se ele é um gênero dedicado aos muitos jovens que souberam relacionarmuito rapidamente as possibilidades gráficas e narrativas das letras, daspalavras e das imagens, é na verdade o ABC, ou abecedário, do qual seencontra vestígios desde a Antiguidade. Desde o século XIX, o gênero conheceu suas horas de graça e dedesgraça, de tradição e de inventividade. O que é dele hoje então mesmoo ABC tendo se tornado caduco enquanto o manual de aprendizagemcoletivo e que a literatura infanto-juvenil multiplica as propostas dedescobertas das palavras, das frases, das primeiras narrativas?
Referências
Dégé, Guillaume. 2004. ABC DÉGÉ de Guillaume Dégé et Anémone de Blicquy. Paris: Gallimard Jeunesse, Giboulées.
Heidelbach, Nikolaus. 2000. Que font les garçons. Paris: Seuil Jeunesse.
Pakovska, Kveta. 1996. Alphabet. Paris: Le Seuil Jeunesse.
Pittau et Gervais. 2000. ABC. Paris: Seuil Jeunesse.
Russell, Harriet. 2005. A comme rhinoceros. Paris: Panama.
Sfar, Joann. 2003. L’atroce abécédaire. Rosny-sous-Bois: Editions Bréal.
Solotareff, Grégoire. 1995. Album. Photographies choisies par Gabriel Bauret et Grégoire Solotareff. Paris: L’Ecole des loisirs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Nelly Chabrol Gagne

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.