Processos de Compreensão Leitora na Língua Materna
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa sobre uso de estratégias de leitura (Baldo, 2006), na qual se analisou a relação entre escores de compreensão leitora na língua materna e freqüência de uso de estratégias. A análise dos dados evidenciou que a principal diferença entre os leitores mais proficientes e os menos proficientes foi a habilidade de resgatar, da memória, as informações presentes no texto.
Referências
ANDERSON, N. J. 1991. Individual differences in strategy use in second language reading and testing. The Modern Language Journal, 75, 460-472.
BALDO, A. 2006. Uso de estratégias de leitura na língua materna e na língua estrangeira. Tese de Doutorado não publicada. Pós-Graduação em Letras, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.
BOSCOV, Isabela. 2002. 1.200.000 espectadores. Revista Veja. São Paulo: Abril, ano 35, n. 39, pp.132-133.
SAMPAIO, I. S.; SANTOS, A.A.A. 2002. Leitura e redação entre universitários: Avaliação de um programa de intervenção. Psicologia em Estudo, 7 (1), 31-38.
GRABE, W; STOLLER, F. 2002. Teaching and Researching Reading. Grã- Bretanha: Longman.
GRABE, W. 2000. Reading research and its implications for reading assessment. In: E. Kunnan, ed. Fairness and Validation in Language Assessment. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 226-262.
PERFETTI, C. A. 1999. Comprehending written language. A blueprint of
the read. In: P. Haggort; C. Brown, eds. Neurocognition of Language Processing. Oxford University Press, pp. 167-208.
_____. 1985. Reading Ability. New York: Oxford University Press.
SARIG, G. 1983. High-Level reading in the first and in the foreign language: some comparative process data. In: Joanne Devine, Patricia Carrell, David Eskey; eds. Research in Reading in English as a Second Language.
Washington. D.C.: TESOL, pp. 105-120.
VAN DIJK, T.A.; KINTSCH, W. 1983. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Alessandra Baldo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.