Um Sertão, um Drama Seco, e seu Deus Danado: uma leitura antidiscursiva e contraideológica do ideário regionalista e sertanejo na dramaturgia de João Denys Araújo Leite

João Augusto de Medeiros Lira

Resumo


Este trabalho pretende fazer a abordagem de um modelo particularizado de representação mimética do ideário regionalista e sertanejo detectado na literatura dramática de João Denys Araújo Leite, especificamente na produção textual da sua obra Deus Danado, focalizando a forma como o processo de sua criação dramatúrgica contrapõe-se a uma tradição dos mecanismos de representação artística do sertão nordestino brasileiro.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTAUD, Antonin. 1987. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. 3. ed. São Paulo: Editora Max Limonad.

BATAILLE, Georges. 1992. A experiência interior. Trad. Celso Libânio Coutinho et al. São Paulo: Ática.

CHAUÍ, Marilena. 1997. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 7. ed. São Paulo: Cortez.

DENYS, João. Deus Danado. 1999. Natal: Bastidores Textos de Teatro.

FARIAS, Sônia Lúcia Ramalho de. 2007. Diverso, mas não plural: reconfigurações de um Brasil mestiço em Ariano Suassuna em cotejo com Gilberto Freyre. In: JOACHIM, Sébastien (Org.). Anais do II colóquio Cidadania Cultural: diversidade cultural, linguagens, identidades. Recife: Elógica Livro Rápido. p. 265-271.

FAUSTO NETO, Antônio. 1979. Cordel e a ideologia da punição. Petrópolis: Editora Vozes Ltda.

FREYRE, Gilberto. 1978. Casa grande e senzala. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

GALVÃO, Walnice Nogueira. 1976. Saco de gatos: ensaios críticos. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades.

LEITE, João Denys Araújo. 2003. Um teatro da morte: transfiguração poética do bumba-meu-boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife.

______. 1999. Deus Danado: uma opção estética pelo homem da terra e seu drama seco. In: –. Deus Danado. Natal: Bastidores Textos de Teatro. p. 3-4.

LIMA, Luiz Costa. 1981. Da existência precária: o sistema intelectual no Brasil. In: –. Dispersa Demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves. p. 3-29.

______. 1988. Aproximação a Jorge Luis Borges. In: –. O fingidor e o censor: no ancién regime, no iluminismo e hoje. Rio de Janeiro: Forense-Universitária. p. 257-304.

MOTA LIMA, Fernando. 1999. Potiguar e potiguares. In: DENYS, João. Deus Danado. Natal: Bastidores Textos de Teatro. p. 2-3.

SUASSUNA, Ariano. 1974. O movimento armorial. Recife: Editora Universitária.

SÜSSEKIND, Flora. 1984. Tal Brasil, tal naturalismo. In: –. Tal Brasil, qual romance?: uma ideologia estética e sua história: o naturalismo. Rio de Janeiro: Achiamé. p.19-88.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.