Metaphors, metonymies and empathy in focal groups talk about urban violence in Brazil: a dynamic discourse approach

Autores

  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Pelosi Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lynne Cameron
  • Luciane Corrêa Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Respostas à violência urbana no Brasil são investigadas através de metáforas e metonímias utilizadas em discussões em grupos focais. Percepções sobre violência são entendidas em termos das dinâmicas complexas da vida social, à medida que as pessoas tentam lidar com as incertezas que surgem com a escalada dos atos de violência em suas cidades. Os dados emergem da fala de participantes de dois grupos focais nas cidades brasileiras de Fortaleza e Belo Horizonte. É dada atenção as metáforas SOCIAL LANDSCAPE e CONTAINER por meio das quais as pessoas expressam ideias e sentimentos, considerando suas experiências pessoais como vítimas de violência e mostram empatia com relação a seus agressores. Entre outros achados, as análises permitem-nos verificar a presença da metonímia INSIDEOUTSIDE, em que INSIDE representa segurança, OUTSIDE, ameaça e risco, e a metáfora SOCIAL LANDSCAPE, em ambos os grupos, como os participantes expressam sentimentos de segurança/insegurança.

Biografia do Autor

Heloísa Pedroso de Moraes Feltes, Universidade de Caxias do Sul

Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade e de Doutorado em Letras, Associação Ampla UCS/UniRitter.

Lynne Cameron

Open University – UK.

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

Feltes, H. P. de M., Pelosi, A. C., Cameron, L., & Ferreira, L. C. (2015). Metaphors, metonymies and empathy in focal groups talk about urban violence in Brazil: a dynamic discourse approach. Revista Investigações, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1547

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)