A memória e o tomate em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos Queirós
Resumo
O trabalho em questão propõe analisar como Bartolomeu Campos de Queirós representa esteticamente dentro de sua obra Vermelho Amargo o processo da memória, usando o tomate como um elemento gerador de diversas metáforas significativas.Referências
GARCIA-ROZA, L.A. Introdução à Metapsicologia Freudiana. Sobre as afasias (1891) O Projeto de 1895. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, vl.1 e 2.
LACAN, J. “Função e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanálise”. In: ______. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1978.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Vermelho Amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WAJNBERG, D. “A teoria da memória em Freud”. In: ______. Jardim de arabescos – uma leitura das Mil e Uma Noites. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p.97-108.
DERRIDA, J. "Freud e a cena da escritura". In:______. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FREUD, Sigmund. Lembranças da infância e lembranças encobridoras (1901). Rio de Janeiro: Imago, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Desde 2013, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à Revista Investigações o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). A Revista Investigações permanece com os direitos autorais das obras publicadas até 2012 e concede a licença (CC BY 4.0) a esse conteúdo, a fim de garantir o Acesso Aberto.
A licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.