Recategorização metafórica no gênero notícia satírica

Autores

  • Beatrice Nascimento Monteiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Silvana Maria Calixto de de Lima Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI),

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como o processo da recategorização metafórica contribui para a construção de sentidos do gênero notícia satírica. Partindo de uma proposta de interface entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva, previamente delineada por Lima (2009), analisamos o processo de recategorização metafórica, nesse gênero, com base na Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, mais especificamente, na concepção de modelos cognitivos metafóricos desenvolvida por Lakoff e Johnson (1980) e Lakoff (1987). Selecionamos como corpus de análise três notícias satíricas publicadas pelo portal Sensacionalista, referentes às eleições presidenciais de 2014.

Biografia do Autor

Silvana Maria Calixto de de Lima, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI),

Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC)Filiação institucional:Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

Monteiro, B. N., & de Lima, S. M. C. de. (2015). Recategorização metafórica no gênero notícia satírica. Revista Investigações, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1649

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)