RDA et genres du « tenant lieu » : le cas du « compte-rendu »
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento sobre os gêneros que "ocupam o lugar" de outro discurso, e que são, portanto, constitutivamente representação do discurso outro. Ele visa a caracteriar o gênero "resenha" , apoiando-se em um corpus de resenhas produzidas na esfera universitária. A análise considera, por um lado, as diferentes denominações atribuídas aos textos pelos locutores e, por outro, a relação entre essas denominações e as propriedades formais dos textos, particularmente as formas de RDA. Ela põe em evidência o papel da natureza da instância em que é produzida a resenha e seu grau de institucionalização.Referências
AUTHIER-REVUZ Jacqueline. La représentation du discours autre: principes pour une description, à paraître
BAKHTINE, Mikhail.. Les genres du discours. In Esthétique de la création verbale.Paris: Gallimard. 1979
CHAROLLES Michel. Exercices sur les verbes de communication. Pratiques 9, p. 83- 107. 1976
MILICEVIC Jasmina et POLGUÈRE Alain. Ambivalence sémantique des noms de communication langagière du français, CMLF 2010 - 2ème Congrès Mondial de Linguistique Française, La Nouvelle-Orléans, Etats-Unis, 12-15 Juillet 2010, Franck Neveu, Valelia Muni Toke, Thomas Klingler, Jacques Durand, Lorenz Mondada et Sophie Prévost (Eds.), Publié en ligne: 12 juillet 2010, DOI: http://dx.doi.org/10.1051/cmlf/2010102
MELLET Caroline et SITRI Frédérique. Nom de genre et institutionnalisation d’une pratique discursive: le cas de l’interpellation parlementaire et du signalement d’enfant en danger. CMLF 2010 - 2ème Congrès Mondial de Linguistique Française, La Nouvelle-Orléans, Etats-Unis, 12-15 Juillet 2010, Franck Neveu, Valelia Muni Toke, Thomas Klingler, Jacques Durand, Lorenz Mondada et Sophie Prévost (Eds.),
Publié en ligne: 12 juillet 2010. http://dx.doi.org/10.1051/cmlf/2010175
MELLET Caroline et SITRI Frédérique. Les formes interprétatives de représentation du discours autre dans le genre du compte rendu: analyse de différents types d’indices. In C. Desoutter et C. Mellet (éds.), Le discours rapporté: approches linguistiques et perspectives didactiques, Peter Lang, Linguistic Insights, p. 137-158. 2013.
MELLET Caroline, RINCK Fanny et SITRI Frédérique, « Hétérogénéité des genres », Pratiques 157-158, Théories et pratiques des genres, sous la direction de D Ablali, p. 47-59. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Fréderique Sitri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.