Desafortunados na terra prometida: o discurso da mídia gaúcha sobre os novos imigrantes no RS

Aline Streck Donato, Sandra Portela Montardo

Resumo


Este trabalho visa identificar e analisar como se manifestam as relações culturais e identitárias presentes em uma reportagem especial on line denominada “Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul”, veiculada pelo portal de notícias da Zero Hora na seção “Notícias ZH”. Para isso, será aplicada a Teoria Semiolinguística do discurso como marco teórico e metodológico, além de conceitualizações sobre cultura e identidade e sua relação com o discurso analisado. Percebeu-se que a mídia gaúcha produz seu discurso embasada em afirmações generalistas dos imigrantes e apresenta o Brasil como um país desenvolvido do ponto de vista econômico.


Texto completo:

PDF

Referências


CHARAUDEAU. Patrick. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In : PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso : reflexões para o ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: < www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html>. Acesso em: 01 de agos 2015

_____.Um modelo sócio-comunicacional do discurso : entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, G. e PAULA, L de. (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015

_____. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

_____. Discurso das Mídias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. RJ: Vozes, 1995.

ZERO HORA. Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 01 de agos 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.