O universo emblemático das iluminogravuras de Ariano Suassuna

Ester Simões Suassuna

Resumo


Em 1980 e 1985 Ariano Suassuna publicou Dez Sonetos Com Mote Alheio e Sonetos de Albano Cervonegro, álbuns com dez iluminogravuras, produções que integram poema e ilustrações criados pelo artista em consonância com o que propunha o Movimento Armorial: a realização de uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular brasileira privilegiando a integração entre as diversas manifestações artísticas. Este trabalho apresenta essa produção de Suassuna e discute sua inserção no Movimento Armorial. Além disso,propõe-se, como amostra, uma leitura intersemiótica de duas dessas iluminogravuras, a saber: “O Sol de Deus” e “Abertura: ‘sob pele de ovelha’”. 


Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

CAMPBELL, Joseph. Todos os nomes da Deusa. Rio de Janeiro: Record, 1997.

DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã...Diálogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz. 2010

GONÇALVES, Aguinaldo José. Laokoon revisitado: relações homológicas entre texto e Imagem. São Paulo: Editora EDUSP, 1994.

HOEK, Leo H. 2006. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Márcia Arbex (org.). Programa de Pósgraduaςão em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. 167 -189.

HOLANDA, Lourival. Ariano Suassuna, cavaleiro andante da cultura brasileira. In: NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes (Org.). Ode a Ariano Suassuna: celebrações dos 80 anos do autor na Universidade Federal de Pernambuco. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2007. pp. 11-31.

LIMA, Guilherme Cunha. O Gráfico Amador: As origens da moderna tipografia brasileira. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2014.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NEWTON JÚNIOR, Carlos. Ariano Suassuna, artista plástico. In: ZACCARA, Madalena; CARVALHO, Lívia Marques (org). Paisagens plurais: artes visuais & transversalidades. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. p. 111-133.

_____. NOVO ALMANAQUE ARMORIAL. As três fases do Movimento Armorial [Correio das Artes, João Pessoa, dezembro/2011, ano LXII, nº10, p. 40-41] 2011a.

_____. O Pai, o Exílio e o Reino: A Poesia Armorial de Ariano Suassuna. Recife: Universidade Federal de Pernambuco/Editora Universitária, 1999.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SANTOS, IdeletteMuzart Fonseca dos. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

SUASSUNA, Ariano. A pintura armorial. Edição de Arte, Recife, mar. 1989.

_____. Ariano Suassuna expõe iluminogravuras: entrevista. [5 de junho, 2008b]. Disponível em: http://www.nordesteweb.com/not10_1203/ne_not_20031205b.htm. Entrevista concedida a Ângela Lacerda.

Recife: 1977b.

_____. Dez Sonetos com Mote Alheio. Recife: edição manuscrita e iluminogravada pelo autor, 1980.

_____. Entrevista: Ariano Suassuna. [2010]. São Paulo: Blog A Besta Esfolada. Disponível em: http://bestaesfolada.blogspot.fr/2010/08/ariano-suassuna-sob-pele-de-ovelha.html. Entrevista concedida a Paulo Valadares.

_____. Entrevista: Ariano Suassuna. [2011]. Porto de Galinhas: Jornal da BEP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jUfXteQZq3U. Último acesso em julho de 2015.

_____. Entrevista: Ariano Suassuna. [2015]. Teresina: Revista Hoblicua. Entrevista concedida a Douglas Machado.

_____. Ferros do Cariri: uma heráldica sertaneja. Recife: Guariba Editora de Arte, 1974a.

_____. O Movimento Armorial. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1974b.

_____. O Movimento Armorial. Separata da Revista Pernambucana de Desenvolvimento. p. 3964. Recife: 1977b.

_____. Sonetos de Albano Cervonegro. Recife: edição manuscrita e iluminogravada pelo autor, 1985.

_____. Uma mulher vestida de sol. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

VARGA, ÁronKibédi. Entre le texteetl’image: unepragmatique des limites, in Text and Visuality Word & Image, nº3. Amsterdam: EditionsRocopiB.V., 1999. p.77-92.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.