O processo de referenciação em livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Orlando de Paula Universidade de Taubaté
  • Expedito Arantes Universidade de Taubaté

Resumo

 O Objetivo foi investigar o papel da referenciação na constituição e articulação de textos e verificar esse processo em livros didáticos do Ensino Médio. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e foram analisadas três coleções didáticas do Ensino Médio. Como a bibliografia pertinente demonstra, o processo de referenciação é responsável pela categorização e recategorização de objetos de discurso. Conforme os resultados, esse tema é tratado de forma mais generalizada, havendo a necessidade de elaboração de atividades, por parte dos professores, que desenvolvam as habilidades cognitivas e intuitivas dos alunos, para que estes possam realizar as atividades propostas pelos manuais.

Biografia do Autor

Orlando de Paula, Universidade de Taubaté

Doutor em Letras pela FFLCH/USP (2009), Área de Filologia e Língua Portuguesa, Domínio teórico Linguística Aplicada do Português. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2001). Graduado em Letras pela UNITAU, em 1985. Ministra aulas de Língua Portuguesa, Metodologia do Trabalho Científico, Literatura Brasileira, Redação Acadêmica, Redação Técnica. Atualmente, é Professor Assistente III na Universidade de Taubaté-UNITAU, onde atua como professor do Programa de Pós-graduação Mestrado em Linguística Aplicada e como professor da disciplina Língua Portuguesa na graduação.

Expedito Arantes, Universidade de Taubaté

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté- UNITAU (2014); graduado em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e formado também em Psicanálise Clínica pela Sociedade Psicanalítica Oficial do Brasil (SOPOB). Leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos em cursinhos Pré-vestibulares desde 2008 e atua também na área editorial como editor de livros didáticos. Tem experiência na área Linguística com destaque para: Linguística Textual, Discurso, Linguística Aplicada, Gêneros Discursivos e Sociolinguística.

Referências

ALVES, Roberta Hernandes; MARTIN, Vima Lia de R. Projeto Eco: Língua Portuguesa. São Paulo: Positivo, 2010. v. 1, 2 e 3.

APOTHÉLOZ, Denis. Papel e funcionamento da anáfora na dinâmica textual. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernadete Biasi; CIULLA, Alena. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 53-84.

BARRETO, Ricardo Gonçalves. (Org.). Ser protagonista: Português. Rio de Janeiro: Edições SM, 2010. v. 1, 2 e 3.

BEAUGRANDE, Robert. de. New foundations for a Science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, Alex, 1997.

______; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to Text Linguistics. New York: Longman, 1981.

BENTES, Anna Christina. Linguística Textual. In: BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda.(Org.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras vol. 1. São Paulo: Cortez, 2006. p. 259-299.

BERNÁRDEZ, E. Introducción a la Lingüística del Texto. Madrid: Espasa-Calpe S.A., 1982.

BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix, 1981.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1, 2 e 3.

CONTE, Marie-Elisabeth. Encapsulamento anafórico. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernadete Biasi; CIULLA, Alena. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 177-190.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2006.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English, London: Longman, 1976.

KOCH, Ingedore Villaça; MARCUSCHI, Luiz Antônio. Processos de referenciação na produção discursiva. DELTA. São Paulo, v. 14, p. 169-190. 1998. (n. especial).

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2002.

______. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Rumos atuais da Linguística Textual. In: Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 66.,São José do Rio Preto, 1998. Anais... São José do Rio Preto, Unesp/SP. jun. 1998.

MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos-de-discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernadete Biasi; CIULLA, Alena. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

Paula, O. de, & Arantes, E. (2016). O processo de referenciação em livros didáticos do Ensino Médio. Revista Investigações, 29(2), 90–121. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/2347

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)