A ausência como existência em Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Autores

  • Luís Henrique Marques Ribeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237554

Resumo

O artigo discute sobre as relações articuladas entre a narrativa ficcional e os sentidos de identidade e exploração econômica no espaço urbano em Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), observando a uso de retratos no filme. Para isso, fundamenta-se no conceito iseriano de looping recorrente como forma de perceber as revisitações que a narrativa dará ao espaço, a partir da relação entre obra e expectador (leitor).

Biografia do Autor

Luís Henrique Marques Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação,  atuando principalmente nos seguintes temas: ficção, cinema, literatura e linguística.

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba.

Luiz Antonio Mousinho é professor Associado IV do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba – DECOM e PPGL/ UFPB. Fez mestrado em Letras na UFPB e doutorado em Teoria e história literária na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre cinema e cultura. É autor de Uma escuridão em movimento– relações familiares em Clarice Lispector (1997) e  A sombra que me move – ensaios sobre ficção e produção de sentido (cinema, literatura, TV) (2012) (EDUFPB/ Ideia).

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

Marques Ribeiro, L. H., & Mousinho, L. A. (2018). A ausência como existência em Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Revista Investigações, 31(1), 66–88. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237554

Edição

Seção

Dossiê: 200 Anos de Nascimento de Karl Marx e a Influência ou a Presença do Marxismo na Teoria e na Crítica Literária