A ausência como existência em Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237554Resumo
O artigo discute sobre as relações articuladas entre a narrativa ficcional e os sentidos de identidade e exploração econômica no espaço urbano em Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), observando a uso de retratos no filme. Para isso, fundamenta-se no conceito iseriano de looping recorrente como forma de perceber as revisitações que a narrativa dará ao espaço, a partir da relação entre obra e expectador (leitor).Referências
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 9ª ed. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2012.
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Rio de janeiro: Rocco, 2007.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido; a orientação do homem moderno. Petrópolis: Vozes, 2004. 94 p.
CARVALHO, Maria Elvira Malaquias de. Os pontos cegos da teoria de Wolfgang Iser. Revista Investigações, UFPE, Recife, Pernambuco, p. 1 - 16, 18 jan. 2013.
GOMES, Renato Cordeiro; SICILIANO, Tatiana Oliveira. Rastros e imagens sobreviventes na era de Aquarius: corrosão e gentrificação na metrópole de Kléber Mendonça Filho. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v.21, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. De Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
MACHADO JR., Rubens Luis Ribeiro. São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20. 1989. 159f. Dissertação (Mestrado em Cinema, Rádio e Televisão) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 1989.
PRYSTHON, Angela. Paisagens em desaparição. Cinema em Pernambuco e a relação com o espaço. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-17, 2017.
ROCHA, João Cezar de Castro. Teoria da ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Teoria do Efeito Estético e Teoria Histórico-Cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009.
______. Estética da Recepção e do Efeito ou Há um leitor no horizonte. In: João Sedycias. (Org.). Repensando a Teoria Literária Contemporânea. Recife: Editora da UFPE, 2015, p. 321-364.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luís Henrique Marques Ribeiro, Luiz Antonio Mousinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.