Roberto Bolaño e a inflexão do marxismo na crítica sobre a literatura da América Latina do séc. XXI
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237700Abstract
Esta pesquisa tenta estabelecer um diálogo entre a crítica literária do séc. XXI e o marxismo, por meio da obra crítica ensaística de Roberto Bolaño Entre paréntesis (2011). Nesta publicação, Bolaño discute algumas das vozes narrativas do séc. XX, no viés crítico geopolítico em que se movimentam, canonizadas ou não, definindo, inflexivamente, um passo ao estudo da narrativa não-cânone. Nesse sentido, acredita-se que Bolaño, ao fundamentar a obra contemporânea, na descontinuidade (GONZÁLEZ, 2010), cria uma inflexão crítica que se desprende do marxismo dialético, na aliança entre o real e a ficção, numa narração latino-americana de finais do século passado.References
ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. Tradução Jorge de Almeida. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2012.
AUERBACH, Erich. Introdução aos estudos literários. Tradução José Paulo Paes. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, Arte e política, I. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
BOLAÑO, Roberto. Entre paréntesis. Barcelona: Anagrama, 2004.
______. Nocturno de Chile. Barcelona: Anagrama, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme Teixeira. 2ª edição. Porto Alegre: Zouk, 2015.
______. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BURGOS, Fernando. El Cuento Hispanoamericano en el Siglo XX, I. Madrid: Castalia S.A. 1997.
CHACON, Juan. A função da produção de Roberto Bolaño na canonização de novos modelos para a narrativa hispano-americana no final do séc. XX. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
ESPINOSA, Patricia. Territorios en fuga: Estudios críticos sobre la obra de Roberto Bolaño. Andalucía: Editorial Frasis, 2003.
EVEN-ZOHAR, Itamar. Teoría dos Polissistemas. Tradução Luiz Fernando Marozo; Carlos Rizzon et all. Rio Grande do Sul: 2013. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/translatio/article/viewFile/42899/27134>. Acesso em 14 jul 2018.
FRIEDMAN, Norman. O Ponto de Vista na Ficção: o Desenvolvimento de um Conceito Crítico. Revista USP. São Paulo, n. 53, 2002.
GONZÁLEZ, Daniuska. La Escritura Bárbara. La Narrativa de Roberto Bolaño. Lima: Fondo Editorial Cultura Peruana, 2010.
HERRALDE, Jorge. Para Roberto Bolaño. Acantilado, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=4wzKNUBicegC&pg=PA15&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=falsel>. Acesso em: 20 jul 2018.
HOUVENAGHEL, Eugenia ; LOGIE, Ilse. Alianzas entre historia y ficción: homenaje a Patrick Collard. Ginebra: Droz S. A., 2009.
MANZONI, Celina. Roberto Bolaño: la escritura como tauromaquia. Buenos Aires: Corregidor, 2006.
MARX, Karl. O capital. Tradução Gabriel Deville. 3ª edição. São Paulo: Editora Edipro, 2008.
MENTON, Seymour. Historia Verdadera del Realismo Mágico. México D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1998.
SHAW, Donald. La Nueva Narrativa Hispanoamericana. 5. ed. Madrid: Cátedra, 1996.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
ŽIŽEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Juan Castro Chacon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.