Um Éden nos trópicos: as projeções do paraíso em um móvel colonial

Autores

  • Lourival da Silva Burlamaqui Neto Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240511

Palavras-chave:

arcaz, motivos edênicos, pathosformel.

Resumo

Este trabalho propõe a análise iconográfica de um arcaz presente no convento Franciscano de Olinda. Investiga-se a significação que as imagens do móvel, possuíam para o público setecentista. No curso desse exame, essas figuras são associadas com a visão paradisíaca das Américas, tema muito popular nos dois primeiros séculos de colonização. Posteriormente, apresenta-se a definição Pathosformel cunhada por Aby Warburg. Esse conceito pressupõe que a configuração cinética de uma imagem encerra um valor expressivo. Assim, entende-se a profusão de elementos tropicais na peça como uma tentativa de apresentar o Éden americano extasiado, acentuando-se o teor paradisíaco do novo mundo.

Biografia do Autor

Lourival da Silva Burlamaqui Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2013). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2015). Doutorando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

Burlamaqui Neto, L. da S. (2019). Um Éden nos trópicos: as projeções do paraíso em um móvel colonial. Revista Investigações, 32(1), 410–426. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240511

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)