O tópico discursivo em novos contextos de interação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.244402

Palavras-chave:

linguística textual, tópico discursivo, facebook.

Resumo

Este trabalho tem por intuito observar como o tópico discursivo pode ser visto nos novos contextos de interação da internet. O texto nesse ambiente passa a ser coletivo (interatividade), com possibilidade de ser multilinearizado e multisequencial, característica da hipertextualidade, e pode apresentar diversos recursos multimodais. Tais aspectos são utilizados pelos internautas, ao criarem seus textos nas redes sociais. Diante disso, recorremos aos estudos de Jubran ([2006] 1992); Brown e Yule (1983); Pinheiro (2006); Lins (2006) e Oliveira (2019) para identificar os conceitos basilares do tópico discursivo a fim de compreender os desafios dos textos produzidos nestes novos espaços de interação.

Biografia do Autor

Mônica Lopes Smiderle de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

É doutora e mestre em Linguística (UFES), especialista em Informática Educativa (IFES), graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, faz parte do Sistema de Gestão Escolar-SEMED- PMVV, membro da equipe editorial da Revista PerCursos Linguísticos do PPGEL da UFES e tutora do curso de Letras Português do IFES. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, quadrinhos, Pragmática.

Maria da Penha Pereira Lins, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1968), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós Doutorado em Linguística pela UNICAMP (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, humor, linguagem e interação, quadrinhos e tópico discursivo.

Rivaldo Capistrano Souza Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: sociocognição, referenciação e humor.

Aline Souza de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Cândido Mendes, Bacharela e Licenciada em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Inglês da Prefeitura Municipal de Vila Velha e professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado do Espírito Santo.

Rosana de Castro Januário Murayama, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André, SP, Brasil (1997), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Monte Alto, FAN, Brasil (2011) e Especialização em Tecnologias Educacionais pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor-IFES), ES, Brasil (2016). Tem experiência, na área de Letras, como tutor a distância e como professora do ensino fundamental e médio na área de Língua Portuguesa. Atualmente, é tutora no curso de Licenciatura em Letras Português do IFES, na modalidade a distância e mestranda em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo, na área de Linguística Textual.

Referências

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Publicado

19-12-2020

Como Citar

Oliveira, M. L. S. de, Lins, M. da P. P., Souza Junior, R. C., Lima, A. S. de, & Murayama, R. de C. J. (2020). O tópico discursivo em novos contextos de interação. Revista Investigações, 33(especial), 165–184. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.244402

Edição

Seção

Texto: Gêneros, Interação e Argumentação - III Workshop em Linguística Textual

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