Revisitando o conceito de interação

Isabel Muniz-Lima, Valdinar Custódio Filho

Resumo


Este artigo retoma discussão relacionada a um fenômeno que costuma ser considerado na linguística textual como já estabilizado: a interação. Nesse sentido, salienta-se como Kerbrat-Orecchioni (1990, 1992, 2005) e Marcuschi (2010) evidenciaram uma diversidade de práticas comunicativas que são intrinsecamente relacionadas à configuração das interações. Assim, busca-se ampliar essa discussão para que sejam contemplados outros modos de interagir, como aqueles que se verificam em torno de gêneros e hipergêneros das mídias digitais. Essa proposta complexifica a discussão em torno do termo “interação” e fornece contribuições teóricas importantes para os estudos que se voltam às estratégias de construção dos sentidos.


Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017.

BEAUGRANDE, Robert de. New foudations for a science of text and discourse: cognition, communication and the freedom of access to knowledge and society. Norwood: Ablex, 1997.

BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011. Disponível em . Acesso em nov. 2018.

HILGERT, José Gaston. Gênero oral: rediscutindo critérios para sua definição. [Comunicação apresentada por ocasião do evento ABRALIN50 - Linguística na Contemporaneidade: Desafios, Debates e Propostas. Maceió: UFAL, 2019].

KERBRAT, ORECCHIONI, Catherine. La polémique et ses definitions. In: GELAS, Nicole; KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine (Org.) Le discours polemique. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1980, p. 3-40.

_____. Les interactions verbales. Tome 1. Paris: A. Colin, 1990.

_____. Les interactions verbales. Tome 2. Paris: A. Colin, 1992.

_____. Le discourse en interaction. Paris: A. Colin, 2005.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica Editora, 1998.






Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.