Os mal-amados, de Lourdes Ramalho: tragédia moderna, regionalidade e cultura da honra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245025

Palavras-chave:

Lourdes Ramalho, dramaturgia nordestina, tragédia moderna, cultura da honra.

Resumo

Propõe-se a análise-interpretação da peça Os mal-amados, de Lourdes Ramalho, na qual as representações estéticas carregam resíduos do patriarcado postos em tensão com as tentativas de subverter o domínio masculino, justamente, pelas ações das personagens femininas em vista de novas estruturas emergentes, em meio a uma “cultura da honra”. Assim, interpretam-se as contradições no plano da forma/conteúdo que enformam esta tragédia moderna, evidenciando, portanto, suas vinculações com a regionalidade nordestina e apresentando este texto a uma nova comunidade de leitores.  

Biografia do Autor

Diógenes André Vieira Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Letras e Artes, atuando no Programa de Pós-Graduaçaõ em Literatura e Interculturalidade. Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Artes cências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monalisa Barboza Santos Colaço, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Literatura e Estudos Interculturais pelo Programa de pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba, onde cursa, atualmente, o Doutorado.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Maciel, D. A. V., & Colaço, M. B. S. (2020). Os mal-amados, de Lourdes Ramalho: tragédia moderna, regionalidade e cultura da honra. Revista Investigações, 33(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245025

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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