Na Corda bamba de Lygia: os traços de Bildungsroman no romance bojunguiano

Thayná Cavalcante Marques

Resumo


Esta pesquisa busca compreender as semelhanças e as diferenças entre os processos de formação de um Bildungsroman alemão e aquele aplicado à Literatura juvenil contemporânea brasileira. Assim, empenha-se o conceito de bildungsroman socio-historicamente compreendendo suas características, delineando a sua preocupação com formação, estabelecendo ligação com os intentos da vertente brasileira. A fim de exemplificar as afirmações feitas, recorre-se ao romance Corda bamba (2002), de Lygia Bojunga Nunes. A intenção é explicar que, apesar de a formação nessa literatura se dar diferentemente daquela estabelecida, ainda assim se classifica como formadora. Como base teórico-crítica: Lukács (2000), Ariés (2011), Maas (2000), entre outros.

Palavras-chave: Bildungsroman. Literatura infantil e juvenil. Lygia Bojunga Nunes. Literatura comparada.


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Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

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