Ironia imagética em Saramago: pintando cavernas e jangadas com palavras

Autori

  • Kazue Saito Monteiro de Barros UFPE
  • Liliane Felix Valença Cintra UFPE

Abstract

Este estudo teve como objetivo caracterizar e definir a ironia, investigando suas diferentes estratégias de formulação. Nosso corpus compõe-se dos romances A CavernaA Jangada de Pedra, ambos de José Saramago. Foram utilizados não só estudos específicos sobre a ironia, mas também pressupostos e conceitos do Sociointeracionismo Americano.  Concluiu-se que o fenômeno irônico pode revelar-se sob três formas de construção: (1) de forma predominantemente verbal; (2) por meio da multimodalidade, em que fotos, desenhos e cores diferenciadas unem-se a recursos linguísticos para a produção de sentido; (3) por meio exclusivamente verbal, porém gerando uma imagem que, uma vez concluída, dispensa a linguagem utilizada em sua formação e inscreve-se como desenho crítico na mente dos leitores. Neste artigo, nos deteremos no estudo desse terceiro tipo de ironia identificado, aqui chamado de ironia imagética.

Palavras-chave: tipos de ironia; ironia imagética; romances.

Come citare

Monteiro de Barros, K. S., & Valença Cintra, L. F. (2012). Ironia imagética em Saramago: pintando cavernas e jangadas com palavras. Revista Investigações, 25(2), 67–86. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/340

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)