Aquisição de linguagem e dialogia mãe-bebê: o envelope multimodal em foco em contextos de atenção conjunta

Paulo Vinícius Ávila Nóbrega, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Resumo


O intuito desta pesquisa foi acompanhar a emergência da língua enquanto instância multimodal, em contextos de atenção conjunta, em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, dos 07 aos 17 meses de vida da criança. Adotamos a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe usa o plano de composição multimodal dirigindo-se à criança, que interage à medida que adquire os componentes da dialogia.

Palavras-chave: atenção conjunta; olhar; gestos; produção vocal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.