A Construção do sentido durante a leitura em ambiente digital por meio de textos multimodais

Autores

  • Francisco Wellington Borges Gomes UFPI
  • Lays Mesquita Azevedo UFPI

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explorar o conceito de multimodalidade (Granström, House e Karlson, 2002; Massaro, 2002; Ventola, Chares e Kaltenbacher, 2004; Ver Hulst, 2006) e o seu uso em ambientes de ensino de línguas. Buscamos apresentar como os elementos multimodais são capazes de produzir significados nos textos utilizados em sala. Neste viés, este trabalho apresenta algumas das características multimodais do texto digital capazes de promover a leitura mais significativa, além de tecer algumas considerações sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela multimodalidade em diversos tipos de textos digitais, notadamente aqueles veiculados pela internet, pela TV, pelo celular e pelo videogame.

Palavras-chave: multimodalidade; ensino de língua inglesa; leitura.

Downloads

Como Citar

Borges Gomes, F. W., & Azevedo, L. M. (2012). A Construção do sentido durante a leitura em ambiente digital por meio de textos multimodais. Revista Investigações, 25(2), 209–225. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/346

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)