A Construção do sentido durante a leitura em ambiente digital por meio de textos multimodais

Francisco Wellington Borges Gomes, Lays Mesquita Azevedo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo explorar o conceito de multimodalidade (Granström, House e Karlson, 2002; Massaro, 2002; Ventola, Chares e Kaltenbacher, 2004; Ver Hulst, 2006) e o seu uso em ambientes de ensino de línguas. Buscamos apresentar como os elementos multimodais são capazes de produzir significados nos textos utilizados em sala. Neste viés, este trabalho apresenta algumas das características multimodais do texto digital capazes de promover a leitura mais significativa, além de tecer algumas considerações sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela multimodalidade em diversos tipos de textos digitais, notadamente aqueles veiculados pela internet, pela TV, pelo celular e pelo videogame.

Palavras-chave: multimodalidade; ensino de língua inglesa; leitura.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.