Autonomia da arte e liberdade: considerações sobre o tema da Bildung (formação) em Teoria da Vanguarda

Autores

  • Gabriel Victor Rocha Pinezi Doutorando/Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

O objetivo deste artigo é reavaliar a tese de Peter Bürger de que o sistema social da arteburguesa desenvolve‐se simultaneamente a um processo de cisão histórica entre arte evida. Pretende‐se mostrar que o conceito de autonomia analisado por Bürger ignora otema da Bildung (formação), central para a filosofia alemã da passagem do século XVIIIe XIX. Com esse intuito, analisa‐se a importância da autonomia para a funçãoemancipadora da arte no pensamento de Schiller. Ao fim, elabora‐se uma reflexãometodológica sobre Teoria da Vanguarda, apontando a incongruência teórica entre ascategorias de “ideologia” e de “autonomia”.

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

Pinezi, G. V. R. (2013). Autonomia da arte e liberdade: considerações sobre o tema da Bildung (formação) em Teoria da Vanguarda. Revista Investigações, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/373

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)