Língua, fala, sincronia e diacronia no jogo de xadrez

Autores

  • Emanuel Cordeiro Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este trabalho discute a concepção saussuriana de língua e como, dentro dela, acha-se inserida a noção de tempo. São adotados o Curso de Linguística Geral e os Escritos de Linguística Geral como textos de referência, e a metáfora do xadrez é admitida como o locus da discussão. Além das visões de língua e de tempo, o trabalho busca ainda, no âmbito da complexa rede de relações metaforizada pelo xadrez, situar a dicotomia sintagmático versus paradigmático e os princípios da arbitrariedade, do caráter linear, da noção de valor e o geral. São visados, entre os aspectos discutidos, seus pontos de convergência.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

Silva, E. C. (2013). Língua, fala, sincronia e diacronia no jogo de xadrez. Revista Investigações, 26(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/398