REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA NARRATIVA LITERÁRIA: DO CONTEXTO AO TEXTO

Cassiana Grigoletto

Resumo


As mudanças no modo de pensar, ser e agir do homem em sociedade ao longo de sua existência afetam o campo literário, alterando as estruturas formais, imagéticas e temáticas dos diferentes gêneros literários. Para tanto, procuraremos refletir como ocorreu a passagem do mito ao lógos, por volta do século V a.C., e como a evolução do pensamento humano (contexto) tornou-se texto na forma literária, pensando como a “totalidade oculta da vida”, de que fala Lukács (2009), o eu e o outro, o sujeito e o objeto se apresentam nas narrativas literárias clássicas, medievais e modernas.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de NiKolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2010.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.

FRYE, Northrop. Os arquétipos da literatura. In: _______. Fábulas de identidade: Estudos de mitologia poética. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. p. 13-27.

FRYE, Northrop. Mito, ficção e deslocamento. In: _______. Fábulas de identidade: Estudos de mitologia poética. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. p. 28-47.

JOLLES, André. O mito. In: Formas Simples. São Paulo: Cultrix, 1976. p.83-108.

LUKÁCS. Georg. A teoria do romance. 2ª Ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

MELO, Cimara Valim de. O lugar do romance na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume, 2013.

ZILBERMAN, Regina. Do mito ao romance: tipologia da ficção brasileira contemporânea. Caxias do Sul: UCS-EST, 1977.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.