CARTOGRAFIA SOCIAL: DIÁLOGOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO

Katia Maria Tavares da Silva

Resumo


A construção de mapas como estratégia para fortalecimento da participação social permeia a Cartografia Social, que conta com a disponibilidade de informações da produção cartográfica favorecida pela inserção da tecnologia. Nesse contexto a utilização da metodologia de mapeamento introduz concepções da educação popular, voltada para a capacitação com o intuito de fortalecimento de grupos sociais. Assim, consideramos que a cartografia social é um instrumento de emancipação, pois permite a construção de valores para formação cidadã. A partir desse entendimento o objetivo do artigo é destacar assuntos que estão presentes na temática da cartografia social e sua relação com a educação popular e a gestão de políticas públicas. Evidenciando um diálogo entre autores para elucidar questões presentes nessa discussão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: