PERFIL ADMINISTRATIVO DO GOVERNO LULA: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE

Marcela Rebecca Pereira, Luiz Sebastião dos Santos Júnior, Antonio de Sousa Silva Junior

Resumo


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, é uma das personalidades nacionais mais conhecidas na gestão pública (PEREIRA, 2010). Assim, considerou-se relevante ao âmbito da Ciência Administrativa identificar traços de sua gestão. Delineou-se, então, o perfil administrativo do Governo Lula percebido pelos graduandos em administração da UFPE, Campus Acadêmico do Agreste. A escolha da população se deu em virtude da esperada compreensão, por parte destes, quanto à literatura da área, em virtude da graduação em Administração e pelo conhecimento de intervenções públicas da referida gestão, especialmente quanto ao processo de interiorização das universidades públicas federais na qual vivenciam, razões estas que a qualificam duplamente para efeitos de avaliação do estudo. Esta é uma pesquisa exploratória-descritiva, que analisa as ações gerenciais consideradas importantes no Governo Lula. A coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado baseado nos papéis administrativos (segundo a literatura clássica em Administração sobre características de um gestor), utilizando método survey. Cada item gerencial foi avaliado segundo duas escalas: importância/percepção. Dentre os resultados da pesquisa, interessa destacar que tanto na atribuição de importância como na percepção da função administrativa desenvolvida na gestão do Governo Lula, todos os itens obtiveram média superior a 3 (escala 1-5). Isso implica dizer que, com relação à atribuição de importância conferida, a percepção dos graduandos em administração está em consonância às propostas teóricas afins. No tocante à gestão do Governo Lula, infere-se que as funções analisadas foram desenvolvidas satisfatoriamente na gestão, podendo assim justificar os resultados das pesquisas divulgadas pelo Governo no final do mandato.

Palavras-chave: Funções de administração; Papéis gerenciais; Perfil administrativo; Governo Lula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B5; ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN: B5; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B4; EDUCAÇÃO, ENGENHARIAS I: B5; ENSINO: B2; GEOGRAFIA: C; INTERDISCIPLINAR: B3. 

 

Publicação e Apoio:

RMP está indexada em:

Instituições de referência para a RMP: